Secretário destaca ações imediatas para infraestrutura de Barretos
O Diário - 13 de janeiro de 2025
ANDRÉ PONCIANO: Infraestrutura e tecnologia nos planos de novo secretário de planejamento
Compartilhar
André Ponciano, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Territorial da Estância Turística de Barretos fez um relato das duas primeiras semanas à frente da pasta. Em sua análise, destacou as questões estruturais que precisam ser resolvidas com urgência e as inovações que estão sendo implementadas para melhorar a gestão da cidade.
O engenheiro Ponciano fez um diagnóstico sobre os problemas de infraestrutura de Barretos, ressaltando que, devido ao crescimento acelerado, a cidade carece de um planejamento adequado. "Barretos cresceu muito sem uma estrutura e sem o acompanhamento necessário. O que se cobra muito hoje é que temos que trabalhar para resolver esses problemas", explicou o secretário.
Nas duas semanas de gestão, o secretário enalteceu a oportunidade de caminhar pela cidade ao lado do prefeito Odair, acompanhando as demandas mais urgentes. "O prefeito Odair está sempre à frente, pedindo soluções rápidas, e nós estamos começando a trabalhar nessas questões", afirmou Ponciano.
A manutenção de bocas de lobo e o controle das enchentes foram apontados como questões prioritárias. "Identificamos que faltava manutenção nas bocas de lobo, o que tem causado alagamentos. Temos que planejar como resolver isso e passar para as obras de execução", disse o secretário.
A preocupação com as enchentes, especialmente na área de Messias Gonçalves, também foi mencionada. Nessa avenida, as enchentes acontecem rapidamente, então estamos correndo para resolver a situação", afirmou.
Outro ponto importante abordado por Ponciano foi a inovação no processo de aprovação de projetos. O secretário explicou que o prefeito Odair pediu agilidade para que os processos de aprovação de projetos, habite-se e regularizações sejam mais rápidos e eficientes. "Já estamos em contato com a equipe da Prova Digital, que vai implementar inteligência artificial para acelerar esse processo", revelou.
Segundo ele, essa mudança representará uma grande inovação para a cidade, algo que está sendo feito em poucos lugares no Brasil. "Será algo muito interessante e inovador, que vai trazer muita rapidez para o munícipe", afirmou.
A expectativa é que, dentro de dois a três meses, o sistema já esteja funcionando de forma plena, facilitando a vida dos cidadãos e oferecendo um serviço mais eficiente.
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS
Sobre a execução das obras, o secretário afirmou que o planejamento está sendo feito para que as ações possam ser realizadas da forma mais eficaz possível. "Ainda temos muito o que fazer, mas estamos bem adiantados com o planejamento e, se Deus quiser, em dois ou três meses, veremos resultados concretos. O foco é garantir que a cidade se desenvolva de forma sustentável e organizada”, finalizou o secretário.