Esqueci minha senha
Semana Nacional de Trânsito orienta  sobre uso da faixa de pedestres

Roberto José - 19 de setembro de 2024

Com a participação das equipes do Detran SP e do Projeto de Educação de Trânsito da Prefeitura de Barretos está sendo feito um trabalho de conscientização dos pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas sobre a importância da faixa de pedestre.

Equipes durante trabalho de orientação no centro de Barretos Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


Com a participação das equipes do Detran SP e do Projeto de Educação de Trânsito da Prefeitura de Barretos está sendo feito um trabalho de conscientização dos pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas sobre a importância da faixa de pedestre. As atividades fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. “Todos os anos neste período, os órgãos sempre comemoram e tentam fazer ações educativas e orientar a população das leis”, explicou o agente de trânsito, Viníssios Vettorazzo.
O trabalho foi iniciado na quarta (18), com a mobilização na região do Hospital de Amor, que tem grande fluxo de carros e de pedestres durante o dia. Já na manhã de ontem, a orientação ocorreu na rua 18 na Praça Francisco Barreto. No local, as equipes ressaltaram a importância de se atravessar na faixa de pedestre, esclarecendo que na cidade existem mais de 350 faixas de pedestres e faixas elevadas espalhadas nos pontos de maior movimento. “A gente está batendo bastante nesta questão do uso da faixa de pedestre, estamos distribuindo materiais para os pedestres pedindo que eles sinalizem a travessia da faixa e também para os motoristas, para que eles tenham mais empatia na travessia da faixa de pedestres. Existe a fiscalização, o que falta para melhorar o trânsito em Barretos e no Brasil é a educação, para que todos façam a sua parte”, explicou Viníssios.
Em Barretos, de acordo com os dados do Infosiga, existem registros de casos de atropelamento nas faixas de pedestre, e por ano a média é de 600 acidentes não fatais, o que representa uma média de dois acidentes por dia. “A gente vê que 90% dos acidentes que acontecessem é por falha humana, ou seja, alguém que desrespeitou uma lei de trânsito”, afirmou o agente de trânsito.