Serviço de desassoreamento do Pitangueiras continua
luis.martins - 17 de abril de 2025

Serviços são executados por meio do programa estadual Viva Rios (Foto: Divulgação)
Compartilhar
A prefeitura e o SAAE acompanham o trabalho de desassoreamento do ribeirão das Pitangueiras. A Lagoa da Fazenda Flórida foi o ponto de partida da nova etapa do Programa Rios Vivos em Barretos, com as primeiras ações de limpeza e remoção de sedimentos do leito. Já na região da Avenida Walter Leonel de Souza, o desassoreamento ocorre em trecho onde há o planejamento futuro para a construção de um barramento, estrutura que será fundamental para ampliar a reserva hídrica do município.
A intervenção, que abrange cerca de 3,5 km de extensão, tem como objetivo restaurar a capacidade de escoamento das águas, minimizar o risco de alagamentos em períodos chuvosos e contribuir com a recarga do lençol freático.
O Programa Rios Vivos é uma iniciativa da secretaria estadual de Meio Ambiente, com execução do SP Águas, e integra o programa municipal “Mãos Pela Água”, coordenado pelo SAAE em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, Sebrae-SP e CATI. A previsão de conclusão é de até seis meses.