Esqueci minha senha
Tereos apresenta planta de biogás e unidade industrial Cruz Alta

O Diário - 14 de setembro de 2022

Tereos apresenta planta de biogás e unidade industrial Cruz Alta

PRODUÇÃO: Jonas Gutierres, Giovana da Costa e Gustavo Segantini apresentaram a planta de biogás da Tereos (Foto: Tininho Júnior)

Compartilhar


A Tereos apresentou a operação da unidade Cruz Alta, situada em Olímpia, a profissionais de imprensa. A companhia é uma das empresas líderes do setor sucroenergético do país, controlada pelo grupo francês Tereos, o quarto maior produtor mundial de açúcar.
A Cruz Alta é a sede da Tereos Açúcar & Energia no Brasil. A unidade tem capacidade de moagem de 4,5 milhões de toneladas de cana por ano, o que representa cerca de 20% da capacidade do grupo como um todo no país.
Um diferencial é a transformação da Indústria 4.0, cujo projeto piloto foi implantando na Cruz Alta. Em 2019 foi iniciado o piloto do programa de digitalização industrial, com a adoção de tecnologias da Indústria 4.0, como robôs, inteligência artificial, gêmeo digital, sensores virtuais, por exemplo.
Com 1 MW de capacidade instalada, a planta garante mais uma fonte de energia limpa e renovável ao portfólio do grupo. Além da geração de energia elétrica, o biogás produzido na planta também será direcionado para a produção do biometano, uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis. O objetivo é de utilização gradativa do biometano como combustível para a frota agrícola da companhia.
Paralelamente à planta de biogás, a Tereos conta com a cogeração de energia elétrica, gerada a partir da biomassa de cana-de-açúcar de suas sete unidades.

A companhia ocupa o terceiro lugar no ranking de produção de açúcar no Brasil, com sete unidades industriais que processam cana-de-açúcar, todas localizadas no noroeste paulista, além de uma unidade de processamento de mandioca e milho para produção de amidos e adoçantes, localizada em Palmital.
Globalmente, o grupo está presente em 13 países, com 44 unidades indústrias na Europa, Ásia, África e Oceano Índico, além do Brasil.

O portfólio da Tereos é composto por açúcar, etanol e energia, que permite atender clientes brasileiros e internacionais nos mercados de alimentos, bebidas, energia e nutrição animal.

Na safra 21/22, a Tereos processou cerca de 15,6 milhões de toneladas de cana de açúcar, o que representou a produção de 1,4 milhão de tonelada de açúcar, 531 milhões de litros de etanol e 1.210 GWh de energia elétrica.