Tereos divulga pesquisa de percepção sobre mudanças climáticas e papel do agro
luis.martins - 19 de fevereiro de 2025

Tereos e Datafolha realizaram a pesquisa em parceria
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Em parceria com o Instituto Datafolha, a Tereos realizou uma pesquisa inédita para analisar o conhecimento e a percepção dos brasileiros sobre mudanças climáticas e o papel do agronegócio nessa discussão. Foram ouvidas 2.009 pessoas, em todas as regiões do Brasil, ao final de 2024, sendo que 52% do total de respondentes afirmou ter algum tipo de ligação direta com o agronegócio.
Uma das descobertas do estudo é que 38% da população considera que o governo (executivo e legislativo) deve ser o principal responsável em liderar os esforços para combater os efeitos do aquecimento global, mesma porcentagem de respondentes que afirmam que a responsabilidade deve ser da sociedade como um todo.
Por outro lado, enquanto somente 4% dos entrevistados creditam essa responsabilidade ao agronegócio, 38% acreditam que o setor emite grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE), uma das principais causas das mudanças climáticas e do aquecimento global.
A pesquisa também revelou que existe, entre os brasileiros, um consenso sobre a importância do setor do agronegócio para o país: 89% dos entrevistados concordam que o Brasil deve buscar reconhecimento como exemplo de agronegócio sustentável, equilibrando produção e preservação ambiental. Além disso, 76% reconhecem o papel fundamental do agro na economia local, reforçando a necessidade de aliar desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
MUDANÇAS
Apesar de o Brasil ser a sede da COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em 2025, 34% dos brasileiros desconhecem o que são as mudanças climáticas, enquanto 7% se consideram mal-informados sobre o tema, de acordo com os resultados da pesquisa. A desinformação é especialmente alta entre as classes D e E, alcançando 54% desse grupo.
Por desconhecerem o que as mudanças climáticas representam, os brasileiros também não sabem como colaborar no dia a dia para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e enfrentar o aquecimento global. De acordo com a pesquisa, 51% dos respondentes disseram não saber como podem contribuir.
No entanto, ao serem questionados sobre ações para cuidar do futuro do planeta, 55% apontaram ações de preservação ambiental como as mais importantes, enquanto 29% citaram o descarte correto de resíduos e lixo e, 15%, o uso consciente da água.
Em relação às soluções que as empresas podem adotar para mitigar as mudanças climáticas, medidas como controle do desmatamento e incentivo ao plantio de árvores (41%), investimentos em energias renováveis (35%) e redução do uso de combustíveis fósseis (34%) foram consideradas essenciais.
Como opção para reduzir a utilização dos combustíveis fósseis, a pesquisa evidenciou que os brasileiros reconhecem o etanol como um combustível limpo, sendo mencionado por 51% dos entrevistados. Por outro lado, mais de 20% dos entrevistados citaram a gasolina (14%) e o diesel (8%) como exemplos de combustíveis limpos, mostrando que ainda falta informação sobre o assunto.