Tereos usa drones para combater pragas em canaviais
luis.martins - 5 de fevereiro de 2025
Objetivo é expandir ainda mais o uso de drones para aumentar a eficiência e a produtividade
Compartilhar
Mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Tereos, adotou o uso de drones para o controle biológico em seus canaviais. A iniciativa visa aprimorar a precisão e a eficiência na aplicação de cotésia e Trichogramma galloi, agentes biológicos eficazes contra a broca, uma das principais pragas dos canaviais. A companhia é das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia.
Na safra 23/24, a Tereos realizou 100% da liberação de cotésia em todas as suas unidades por meio de drones, substituindo os métodos manuais anteriores. Essa conquista representou um aumento de pelo menos 30% na área total tratada com cotésia e redução nos custos operacionais por hectare aplicado. Já na safra 24/25 a iniciativa também passou a contemplar a aplicação de Trichogramma galloi 100% por drone em todo o canavial.
O uso de drones para o controle biológico oferece várias vantagens significativas se comparado aos métodos manuais. Além de maior precisão e qualidade nas aplicações, a prática permite distribuição homogênea dos agentes biológicos por meio de mecanismo dosador, mapeamento detalhado das áreas tratadas, acompanhamento mais assertivo das aplicações, redução de desperdícios e liberação gradual conforme as necessidades das plantações.