Esqueci minha senha
Time de basquete da escola Paulina faz história nos Jogos Escolares

Adelaide Lavanini - 4 de outubro de 2023

Compartilhar


Equipe feminina conquista medalha de bronze e projeta futuro

https://youtu.be/LYaubLUGKis

A equipe de basquete feminino da escola Paulina Nunes de Moraes conquistou o 3º lugar nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na Praia Grande. As atletas com idade de 11, 12 e 13 anos são treinadas pelo professor de educação física Heytor Miziara que comentou a emoção de trazer o troféu para Barretos. “É muito gratificante conquistar esse resultado pela primeira vez, o comprometimento delas foi muito importante, foram realmente para jogar e estavam focadas”, disse.

O time é composto por 5 atletas que treinam na APAB e outras 6 que estão experimentando o gosto da vitória. Neste ano, além dos Jogos Escolares, as estudantes foram campeãs nos Jogos da Primavera e em competição entre Diretorias de Ensino. “São meninas novas e isso demanda uma grande responsabilidade, mas cobro muito que elas sejam boas também na sala de aula”, disse o professor.


Heytor destacou a importância da escola e apoio da equipe gestora. “Termos voltado com uma medalha é importante não somente para escola, mas para o aprendizado delas. A escola deu muita liberdade, muitas vezes elas precisaram sair das aulas, mas o importante é que todos acreditamos nelas”, acrescentou.

Trajetória

Para conquistar a vitória, as alunas do professor Heytor iniciaram os treinamentos em fevereiro. “Não temos muitos horários, às vezes é no recreio ou no clube de basquete”, disse o professor. Nos Jogos Escolares, as atletas venceram a cidade de Caieiras por 19x17. “Jogamos de igual para igual e elas adquiriram bastante experiência”, comentou Heytor.


Para montar o time, o professor perguntou em sala de aula quem gostaria de aprender o esporte. “Algumas devem seguir carreira, mas eu cobro que sejam boas alunas, precisam ter uma formação, trabalhar e ser alguém na vida”, finalizou. O objetivo agora é manter a base do time e buscar mais troféus em 2024.

Foco

Brenda Saraiva Astolfi é a capitã do time. Treina há quatro anos na APAB e ficou feliz em compartilhar a vitória com as amigas novatas no esporte. “Nosso resultado foi conseguido com treino, sacrifício e apoio dos pais. Corremos muito em quadra para trazer o troféu”, disse. A aluna destacou apoio da escola, dos dirigentes e da agente escolar Patrícia Corradini que acompanhou a equipe. “Pretendo fazer faculdade de Direito, mas continuar no esporte porque é o que gosto de fazer”, finalizou.

Time

A equipe do professor Heytor é composta por Brenda, Evillin, Giovanna, Anna Beatriz, Manoelle, Amanda, Letícia, Ana Clara, Leandra, Beatriz e Camila.