Esqueci minha senha
Toma lá, dá cá!

O Diário - 20 de setembro de 2024

Toma lá, dá cá!

EVARISTO ANANIA DE PAULA Advogado e Promotor de Justiça aposentado

Compartilhar


De repente deparei-me em pensamentos, especialmente no que diz respeito à nossa fé. De fato, a fé é uma certeza que brota em seu coração e o faz crer que tudo vai dar certo e você irá atingir seus objetivos, sejam de vida, de saúde, enfim de algo muito querido.

Agora, para que tudo se concretize em sua fé, além da certeza de que, com as bençãos de seu Senhor Deus tudo se efetivará, não será necessária qualquer barganha ou troca. Isso mesmo, “Meu Deus, se esta minha necessidade se concretizar, prometo que farei tal coisa, ou praticarei tal ato”.

Não, isto não é correto e Deus não se dispõe a barganhas. Tudo tem que ser na mais legítima sinceridade – “eu preciso e sei que atingirei, com Sua ajuda e proteção, pois sei que é capaz de acontecer” – essa é a vertente do que denominamos FÉ!

Quando digo barganhas, é porque tem muita gente que vive fazendo promessas – “para que isso aconteça, deixarei de fazer aquilo”, não é assim que acontecem as coisas no plano de Deus, podemos fazer jejum ou a chamada mortificação, que são outras situações, mesmo porque não podemos nunca nos esquecer dos três atributos divinos dos quais não temos acesso – a onisciência (saber absoluto), a onipotência (poder ilimitado) e a onipresença (em todo lugar e a um só tempo), assim não adianta querer ser ardiloso, pois não levará a nada e a sua pretensão não será alcançada.

O exercício da fé tem que ser efetivo e com muita firmeza na convicção, até mesmo porque como está em Hebreus (11:1) que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”.

No meu caso específico estou com muita fé na mudança dos destinos de Barretos nas próximas eleições municipais, creio firmemente que é chegada a hora e o momento da nossa sofrida população antever dias melhores, onde problemas cruciais serão atacados de frente, com muito discernimento, planejamento, gestão de recursos e o principal, segundo palavras do Governador Tarcísio de Freitas, nossa Barretos está em “seu radar”. Tenho certeza absoluta que Deus nos abençoará!

EVARISTO ANANIA DE PAULA

Advogado. Promotor de Justiça aposentado.