Transplante em Barretos confirma sucesso de programa aéreo
Sandra Moreno - 18 de abril de 2025

AGILIDADE: Aeronave garante eficiência do transplante ao reduzir tempo de locomoção
Compartilhar
Uma mulher de 55 anos teve sua vida transformada após receber um transplante de coração realizado com sucesso no Hospital Nossa Senhora (HNS) anexo 1 da Santa Casa de Barretos. O feito só foi possível pela agilidade garantida pelo programa TransplantAR Aviação Solidária, iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA).
O coração foi transportado por helicóptero particular, de forma gratuita, saindo do Campo de Marte (SP), passando por Itaquaquecetuba, onde embarcou a equipe médica e o órgão, até pousar em Barretos, em apenas duas horas e meia. O tempo foi decisivo para garantir a viabilidade do transplante e salvar a paciente.
Presente na operação, da captação até a entrega do órgão à equipe do HNS, o médico Ronaldo Honorato Barros Santos, do INCOR-SP, fez questão de destacar o papel fundamental da iniciativa privada e fez um apelo: “Essa captação foi possível graças à generosidade de um proprietário de aeronave que doou horas de voo para essa missão. Foi beneficência, foi caridade. Trouxemos o coração em tempo ideal para o procedimento. Por isso, eu quero conclamar: se você tem uma aeronave, junte-se a nós. Doe horas de voo. Entre em contato com o programa TransplantAR. Com sua ajuda, podemos salvar ainda mais vidas.”
O TransplantAR permite que helicópteros, turboélices e jatos particulares, autorizados pela ANAC, sejam usados voluntariamente para o transporte de órgãos e equipes médicas. A Central de Transplantes aciona o IBA sempre que há necessidade de deslocamento aéreo urgente, especialmente para áreas distantes como Barretos.
O programa não gera custo aos cofres públicos e vem sendo essencial para reduzir a perda de órgãos por problemas logísticos.
De 2013 a 2023, 965 transplantes deixaram de ser realizados por falhas no transporte. Com mais colaboradores voluntários, o programa pode crescer ainda mais. Como disse o médico Ronaldo: “Estamos salvando vidas. E com a sua ajuda, podemos multiplicar essa corrente do bem”, finalizou ele.
TRANsPLANTADA
Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Barretos informou que a cirurgia de transplante de coração ocorrida na tarde de quarta-feira, 16, ocorreu dentro do previsto, sem intercorrências e a paciente segue em observação na UTI especializada.