Esqueci minha senha
TSE anuncia medidas de enfrentamento à desinformação no período eleitoral

Adelaide Lavanini - 9 de agosto de 2024

TSE anuncia medidas de enfrentamento à desinformação no período eleitoral

TSE anuncia medidas de enfrentamento à desinformação no período eleitoral

Compartilhar


Disque-denúncia 1491 está disponível para receber informações sobre conteúdos falsos

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou um conjunto de medidas de enfrentamento à desinformação no período eleitoral. Foram divulgadas a assinatura de memorandos de entendimento com nove plataformas digitais, a criação do disque-denúncia 1491 para recebimento de relatos de conteúdos falsos disseminados sobre o pleito e a disponibilização de um painel da Polícia Federal com estatísticas de investigações e crimes eleitorais.


Por meio dos acordos, as empresas TikTok, LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Kwai, Telegram e X (antigo Twitter) se comprometeram a colaborar com a Justiça Eleitoral no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. Além do anúncio dessas medidas, foi lançada uma campanha de combate à desinformação em colaboração com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)e outras 11 associações e instituições ligadas ao jornalismo profissional.


Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia” a campanha tem cartilhas sobre o TSE e o processo eleitoral com linguagem adaptada para todas regiões do país.

Denúncias

 O número 1491 foi disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para receber denúncias sobre conteúdos mentirosos espalhados nas eleições.