Esqueci minha senha
Turismo deve ser prioridade de governo, afirma dirigente

luis.martins - 4 de setembro de 2024

Sebastião Misiara é o presidente do Conselho Gestor da Uvesp (Foto: Divulgação)

Sebastião Misiara é o presidente do Conselho Gestor da Uvesp (Foto: Divulgação)

Compartilhar


O presidente do Conselho Gestor da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara, destaca a importância de que os candidatos à prefeitura de Barretos priorizem o turismo em seus planos de governo.

“O título de estância turística não é vitalício; ele precisa ser reconquistado a cada nova avaliação do Governo do Estado,” ressalta o barretense.

Investimentos em Turismo

Segundo Misiara, a Prefeitura de Barretos recebeu, nos anos de 2022 e 2023, um total de R$ 13,5 milhões para investimentos no setor de turismo. “Essa é uma verba que não pode ser ignorada”, acrescenta.

Impacto Econômico e Social

O presidente do Conselho da Uvesp enfatiza que o turismo, com sua transversalidade, abrange atualmente 58 atividades, que coincidentemente foram as que mais cresceram no período pós-pandemia de Covid-19. “Todos os candidatos e o futuro prefeito devem dar atenção especial a esse setor, pois ele pode influenciar diretamente outras políticas públicas,” argumenta.

Conceitos de Harvard

Misiara sugere a aplicação do conceito de Harvard, conforme o professor Philip Kotler, que identifica três dimensões essenciais para uma cidade turística: investibilidade (atratividade para investimentos); habitabilidade (definida pelos indicadores de satisfação e qualidade de vida); e previsibilidade (planejamento estratégico capaz de unir diferentes grupos na elaboração de uma visão coletiva de futuro).

Melhores indicadores

“Esses setores são os melhores indicadores para criação de empregos, geração de renda e facilidade de cuidar de políticas públicas com destaque para a segurança e saúde”, finaliza Sebastião Misiara.