Esqueci minha senha
Um mergulho no programa rios vivos

O Diário - 11 de fevereiro de 2025

Um mergulho no programa rios vivos

Um mergulho no programa rios vivos

Compartilhar


O governo paulista promoveu um “Diálogo dos Municípios”, reunindo na capital representantes de 645 cidades bandeirantes. O “caderno de ações, projetos e parcerias” envolve todos os segmentos, incluindo desenvolvimento econômico, social, cultural e esportivo.

A pauta incluiu o “Programa Rios Vivos”, liderado pela SP Águas. O programa tem como propósito melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas. O objetivo do governo paulista é revitalizar os cursos d’água removendo sedimentos, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população. O estado observou as mudanças climáticas globais, para observar que nos últimos cinco anos, a ONU relatou que 1 em cada 5 bacias hidrográficas no mundo tiveram variações fora da média, como secas ou enchentes severas, o que causa impactos diretos à sociedade, nas cidades e na economia.

Os dados apresentados mostram que Barretos integrou o programa no período de 2022 a 2024. A proposta para “termo de adesão” para os próximos anos foi disponibilizada pelo Palácio dos Bandeirantes. “Rios mais limpos e vivos são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e contribuir para um planeta mais saudável”, admite a gestão estadual. Ainda é preciso melhor detalhamento e aprofundamento para os resultados efetivos obtidos e as metas urgentes a serem atingidas em relação aos rios e mananciais do município e da região.

As dificuldades de abastecimento e o avanço expressivo da água no fomento de Barretos como estância turística exigem uma estratégia sólida, transparente e consistente, incluindo fontes líquidas e certas. Rios Vivos são fundamentais para o presente e o futuro barretense.