Esqueci minha senha
Um radialista para a chefia do executivo

O Diário - 7 de novembro de 2024

Um radialista para a chefia do executivo

Um radialista para a chefia do executivo

Compartilhar


O radialista Odair Moura e Silva foi eleito prefeito barretense no pleito de outubro. Hoje, a data festiva do dia do radialista deve enfatizar a contribuição extraordinária que os radialistas proporcionaram para a comunidade de Barretos ao longo da histórica, culminando agora com a eleição do chefe do executivo.

Barretos é terra dos radialistas Joel Waldo Dal Moro, Luiz Carlos Fabrini e Marco Antônio Siqueira de Mattos. A lista dos radialistas envolve Antônio de Jesus Buque, Antônio Casali e Moacir Prestes de Vasconcelos. Uma geração notável foi formada por José Carlos Domarascki, Paulo Roberto Cosso, Patrício Augusto e José Carlos de Lima.

O dia do radialista vem sendo lembrado em 7 de novembro desde 2006, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327. A data foi escolhida em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. O radialista mineiro nasceu em Ubá em 7 de novembro de 1903. A data festiva do Dia do Rádio segue sempre comemorada em 25 de setembro.

Uma característica da radiodifusão barretense está na capacidade de formar novos talentos para a comunicação. Nadir Kenan foi mestre no discernimento de novos radialistas. José Vicente Dias Leme atuou na era de ouro do rádio. A professora Magda Cristina Benincasa formou radialistas em cursos no Senac. Luciana Gomes tem ainda hoje instruído vozes para a comunicação.

O Dia do Rádio hoje em Barretos é uma data de respeito e gratidão. Há uma história sonora registrada e uma onda fina exaltando uma atividade relevante e expressiva na construção da democracia, da felicidade e do desenvolvimento social. O dia do radialista barretense tem o tom alegre e vibrante, como um “grito parado no ar”.