Uma invenção extraordinária
O Diário - 7 de fevereiro de 2025
![Rosa Carneiro é empresária e presidente da Academia Barretense de Cultura Uma invenção extraordinária](https://s3.us-east-1.wasabisys.com/odiario/2025/02/rosa_carneiro-2-487x325.jpg)
Rosa Carneiro é empresária e presidente da Academia Barretense de Cultura
Compartilhar
No lufa-lufa do dia a dia, poucos se apercebem, mas é fato que somos privilegiados. Estamos vivendo um momento muito particular da História. Um daqueles momentos em que o gráfico de evolução da Civilização faz uma flexão importante e muda radicalmente a perspectiva de futuro.
Foi assim quando, 200.000 anos atrás, um astucioso ancestral do ser humano descobriu como fazer fogo. Quando outro, muitos anos depois, inventou a roda. E quando, há muitos anos em 1439 (uma fração de segundo, na história do Planeta) um ourives alemão, de nome Gutenberg, desenvolveu os chamados tipos móveis e, tornou mais acessível os livros, dando origem à difusão do conhecimento em escala industrial. Gutenberg, em 1455 lançou a primeira Bíblia impressa. Ele se tornou “o homem do milênio”. Por conta da invenção de Gutenberg surgiu o movimento cultural chamado Renascimento, o fim da Idade Média, a Era dos Descobrimentos e toda essa extraordinária evolução que a humanidade tem experimentado, em progressão geométrica, nos últimos séculos.
Mais inventores vieram em seguida. Vamos relembrar que em 1879, homenageou-se o maior inventor do mundo, Thomas Edson, que nos deixou mais de 10.000 invenções, entre elas o telégrafo, fonógrafo, cinematógrafo e muitas outras, impossíveis de enumerar aqui e cujo principal invento foi a lâmpada elétrica.
Nós, brasileiros tivemos um grande mérito. Quem não sabe da fantástica história do brasileiro aeronauta, esportista, autodidata que inventou o avião? Seu nome? Alberto Santos Dumont, denominado “Pai da Aviação” que em 1906 colocou, uma máquina mais pesada que o ar, no ar! Foi o maior avanço tecnológico da história da época.
Mas, como dizemos acima, estamos vivenciando um momento muito particular da História. E estamos mesmo! Esquecendo a violência, em todo o Planeta, o fato gerador tão importante que, atualmente, está puxando para cima o gráfico de evolução da Civilização atende pelo nome de Internet. Uma invenção tão extraordinária que não ocorreu nem às mais férteis mentes dos escritores de ficção científica. A Internet foi iniciada no período da Guerra Fria, no final dos anos cinquenta e aberta ao público externo em 1991. Em 1995 começa a chegar às casas brasileiras.
A Internet mudou o mundo! E nós, temos acompanhado a rede mundial de computadores desde os nossos primeiros passos. E a organização continua a evoluir, a crescer e nós nos sentindo aptos a usar e transferir os conhecimentos adquiridos.
Ainda que a tão avançada Internet não seja exatamente o seu forte, você é uma pessoa privilegiada, pois a utiliza sem saber manuseá-la.
E por que tudo evolui? Você já pensou nisso? Porque homens sábios e dedicados não esmaeceram? E dedicaram-se com muito empenho, através de anos, para conseguir essas façanhas?
Reflita esta frase de Thomas Edson:” O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.”