Esqueci minha senha
Uma ponte com “validade vencida”

O Diário - 10 de abril de 2025

Uma ponte com “validade vencida”

Uma ponte com “validade vencida”

Compartilhar


O tráfego de veículos entre Colômbia (SP) e Planura (MG), na passagem sobre o Rio Grande, tem nova interdição parcial devido a obras na ponte Gumercindo Penteado. Por cerca de 7 dias úteis, no período diurno, será adotado o sistema “Pare e Siga” para a execução do reparo na laje da passagem de pedestre, que foi destruído em acidente com caminhão no dia 20 de março.

Longe de questionar a necessidade do serviço emergencial para garantir a mínima segurança dos usuários, necessário lembrar que a atual ponte está com a “validade vencida”.

Com aproximadamente 600 metros de comprimento, a ponte integra a BR-364 e desempenha um papel vital no transporte entre os dois estados. ​Sua construção teve início em 1950 e foi inaugurada em 1954. Antes, a travessia entre os estados era realizada por balsas. ​

Ao longo dos anos, a ponte enfrentou diversos desafios estruturais. Em janeiro de 2024, o DNIT começou a avaliar um projeto de alargamento, visando melhorar a segurança e a capacidade de tráfego. A proposta incluía a implantação de novos pilares para criar acostamentos. No entanto, preocupações foram levantadas sobre o nível da cota de inundação do Reservatório de Marimbondo, que poderia afetar a estrutura. ​

Em dezembro do mesmo ano, o Ministério de Minas e Energia aprovou estudo para o alteamento ou construção de uma nova ponte sobre o Rio Grande, substituindo a atual.

É preciso cobrar o compromisso das autoridades em garantir a segurança e a eficiência do tráfego, além de atender às necessidades operacionais relacionadas ao reservatório da usina hidrelétrica. Uma demanda urgente de toda a região.