Esqueci minha senha
Vacinação contra a gripe tem início com grande procura em Barretos

O Diário - 8 de abril de 2025

Vacinação contra a gripe tem início com grande procura em Barretos

IMUNIZAÇÃO: Unidades Básicas registram grande procura pela vacina

Compartilhar


A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (7) em Barretos, mobilizando os moradores desde as primeiras horas do dia. Na Unidade Básica de Saúde do bairro América, a procura foi intensa, especialmente entre os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos, crianças de até 5 anos, gestantes e pessoas com comorbidades.

A técnica em enfermagem Ana Lúcia Cau, que atua na UBS do América, destacou a importância de se imunizar antes da chegada do inverno. “Agora, nesse início de outono, a temperatura já começou a cair. A vacinação ocorre justamente nesse período de três meses antes do inverno, para proteger as pessoas. A vacina é primordial para ajudar a prevenir problemas respiratórios que se intensificam nessa época do ano”, afirmou.

Ana Lúcia também reforçou a importância de todos os que integram os grupos prioritários buscarem a imunização o quanto antes. “Faz parte cuidar da saúde, e é muito importante para prevenir doenças que depois dão mais trabalho para curar”, disse. Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto, CPF, Cartão do SUS (se tiver) e a carteirinha de vacinação.

Entre os primeiros a comparecer, estava o aposentado Jair Donizeti Modelhes, que não perde uma campanha. “Todo ano é diferente. No primeiro dia nós estamos aqui para tomar a vacina. É muito importante. Tem que tomar todo ano”, declarou. Jair ainda deixou um recado para quem está em dúvida: “Tem que se proteger. E não só da gripe, de todas as vacinas.”

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 16h, e também no Novo Postão, das 8h às 12h. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

Além dos públicos já mencionados, a campanha contempla puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, forças de segurança, entre outros grupos definidos nacionalmente.