Esqueci minha senha
Vacinas contra a poliomielite e dengue continuam disponíveis em Barretos

luis.martins - 2 de junho de 2024

Vacina contra poliomielite é voltada para crianças de até 5 anos (Foto: Divulgação Ministério da Saúde)

Vacina contra poliomielite é voltada para crianças de até 5 anos (Foto: Divulgação Ministério da Saúde)

Compartilhar


Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância da imunização contra doenças

Com a meta de imunizar pelo 95% das 6.540 crianças de até 5 anos em Barretos, a campanha de prevenção à paralisia infantil continua até o próximo dia 14. A campanha na cidade segue a orientação estadual. A secretaria de Saúde recomenda que os pais levem os filhos aos postos, cujo atendimento normalmente é realizado das 8 às 16 horas ou no Postão (ARE I), no período das 7 às 12 horas.  “Recentemente, a poliomielite reapareceu em países próximos. Quanto menor o número de vacinados, maior é a chance dessa doença reaparecer no Brasil. Vacinar é um ato de amor. Precisamos que os pais sejam conscientes e levem seus filhos para se vacinar”, afirma a secretária municipal Graça Lemos.

DENGUE

Também está disponível na rede municipal para público específico a vacina contra a dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

De acordo com a secretaria de Saúde, essa vacina deve ser tomada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, bem como ser aplicada com intervalo de pelo menos 24 horas para outras vacinas. Se a criança ou adolescente teve dengue recentemente, recomenda-se o intervalo de seis meses entre a infecção e a aplicação da primeira dose.

A aplicação do imunizante é recomendada tanto para quem nunca teve a doença, quanto para quem já contraiu dengue. Ela não é indicada para crianças menores de 4 anos e pessoas a partir de 60 anos de idade.

A secretaria de Saúde de Barretos ressalta que é importante também combater a doença através da eliminação dos locais que podem acumular água parada para impedir que o mosquito transmissor (Aedes aegypti) se reproduza.

GRIPE

Além das vacinas contra a poliomielite e dengue para os públicos recomendados, segue também a campanha de imunização contra a gripe. Os profissionais de saúde verificam a carteirinha, orientando a população a colocar em dia outras vacinas de rotina, se estiverem em atraso.

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.