Esqueci minha senha
Voltar a estudar na vida adulta vale a pena?

O Diário - 5 de maio de 2023

Voltar a estudar na vida adulta vale a pena?

Adriana Maria da ConceiçãoMariangela Santana ItyanaguiEstudantes do curso de Hospedagem no Instituto Federal de São Paulo (IFSP),  campus Barretos

Compartilhar


Atualmente, notamos um aumento na procura pela retomada dos estudos após adultos. Sobretudo após a pandemia, muitas pessoas viram a oportunidade de se profissionalizar, finalizar o ensino básico ou dar continuidade aos estudos no nível superior. É inegável que voltar a estudar na vida adulta é de suma importância. Se por um lado, as motivações para tanto são válidas, por outro, também são acompanhadas por dificuldades a serem superadas.

Um dos fatores motivadores é a possibilidade de recolocação no mercado de trabalho, seja pela necessidade de atualizar-se, seja pelas demandas das vagas de emprego que exigem ensino médio completo ou mesmo ensino superior. Outra razão é a oportunidade de manter a mente ativa, principalmente aposentados, que têm disponibilidade de tempo e a necessidade de se ocuparem. Por fim, mas não menos importante, há quem volte a estudar para a realização de um sonho. Sem terem tido a oportunidade quando mais jovens, podem, agora, alcançar esse objetivo.

Entretanto, voltar a estudar também é desafiador. Primeiramente, o estudante se depara com a dificuldade para conciliar trabalho, estudo, lazer e família, isto é, as demandas da vida adulta. Além disso, dificuldades financeiras podem impactar, pois diante da necessidade de auxiliar no orçamento familiar, há menos tempo para os estudos. Finalmente, outro obstáculo pode ser a desmotivação enfrentada pelo estudante dentro de sua própria casa ou até mesmo de colegas mais jovens nas escolas. Infelizmente, muitos falham em reconhecer a bagagem que o estudante adulto traz e o quanto ele pode também contribuir com suas experiências.

Apesar das dificuldades mencionadas, a retomada dos estudos gera aprendizado, abre as portas para novos mundos, novos sonhos e contribui para a melhoria da qualidade de vida. O conhecimento muda as pessoas e é algo que ninguém pode roubar. O leitor adulto que desejar ampliar seus horizontes também tem acesso, em Barretos, à educação pública de qualidade no Instituto Federal de São Paulo, nas modalidades de ensino técnico integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos e ensino superior.

Adriana Maria da Conceição

Mariangela Santana Ityanagui

Estudantes do curso de Hospedagem no Instituto Federal de São Paulo (IFSP),  campus Barretos